terça-feira, junho 10, 2008

common craft fazendo escola...

acabo de ver no youtube um vídeo da produzido para a cemig para mostrar didaticamente como se gera energia a partir do lixo. a intenção é ótima, mas a solução encontrada foi uma chupada descaradésima dos excelentes vídeos da common craft (que inclusive eu já indiquei aqui antes). vejam:



o maior problema, no meu ponto de vista, é ético, claro. em nenhum momento, na descrição do vídeo no youtube, a agência explicita de onde veio a inspiração, e eu seria capaz de apostar que o cliente também não sabe. talvez seja ingenuidade minha, mas eu acredito que eles nem precisariam deixar de fazer o vídeo assim, bastava assumir que estavam utilizando um modelo já famoso e bem sucedido de vídeos explicativos, e citar o original – como uma homenagem, quem sabe?

eu sei que a criatividade poderia levá-los a encontrar uma outra solução, mas não condenaria se fosse feito às claras. afinal, o modelo da common craft é realmente super didático e ainda não difundido entre os não-nerds brasileiros. mas pegou mal, e mesmo que essa "pequena" omissão nunca chegue ao público-alvo principal do vídeo (que foi produzido para exibição em um evento na própria cemig), certamente vai se espalhar pela net. eu mesma não resisti a deixar um comentário lá no youtube. e aí? não seria melhor assumir e acabar com o risco de uma puta propaganda negativa? eu acho...

fora isso, o vídeo da cemig tem um outro problema que é uma certa falta de sincronia entre o texto e as imagens, além de estas muitas vezes não serem tão obviamente ilustrativas como deveriam. eu me perdi em alguns momentos da explicação, tentando reconhecer o que estava ilustrado, mesmo com o áudio em português – problema que nunca tive com os originais, mesmo tendo que ler a legenda.

ainda assim, ressalto que acho uma pena, pois como disse no início, a intenção é boa. apesar de ser uma propaganda, informação sobre o lixo e as soluções para minimizar seu impacto ambiental são sempre bem-vindas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Clarice,

Apreciamos muito a sua opinião a respeito do vídeo. Entendemos suas críticas e asseguramos que, nas próximas produções, ficaremos atentos para que ninguém se sinta lesado.

Esclarecemos que escolhemos a técnica anteriormente utilizada pela Common Craft pelo baixo custo e curto prazo de produção, mas, principalmente, pelo grande potencial explicativo.

Em momento nenhum tivemos a intenção de esconder a referência. A Superintendência de Tecnologia e Alternativas Energéticas da Cemig sempre esteve ciente de que a técnica já era usada anteriormente pela empresa americana. E, na descrição do YouTube, só não inserimos o nome da Common Craft por precauções em relação ao direito do uso do nome.

Sua opinião é muito válida.
Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail: getulio.suarez@5clicks.com.br

Estamos acompanhando seu blog.

Vlw,

Clarice disse...

prezado getúlio,

pode ter certeza que esse seu feedback melhorou muito minha impressão sobre o trabalho da empresa. não sou dona da razão e sei que todo mundo erra, receber uma crítica e respondê-la com cortesia pouca gente faz! muito obrigada por isso!

abs!