quinta-feira, outubro 04, 2007

quem quiser gostar de mim, eu sou assim.

eu chego no serviço e dou bom dia com um sorriso para todo mundo - todo mundo - até chegar na minha mesa. cumprimento o porteiro, a recepcionista, a ascensorista, quem quer que esteja subindo no elevador comigo, meus colegas de andar e de sala. bom dia com um sorriso.

eu aceito fazer favores que não são da minha alçada se não me custar nada. às vezes, aceito até se me custar um pouco, mas não for tanto assim perto do que custaria pra quem me pede e a pessoa realmente precisa. se eu souber fazer e tiver tempo e infra-estrutura necessárias, faço com boa vontade e capricho, pq não é pq não é pra mim que eu vou fazer nas coxas.

se você me pedir com educação e eu puder, eu posso até ir buscar café pra você ou levar coisas no xerox ou ficar dobrando correspondência ou passar um pano úmido lá no alto da prateleira que ninguém alcança. se você me pedir com educação, eu posso, seja você a faxineira ou o big boss do pedaço, ande você de ônibus ou de toyota, seja você alfabetizado ou não, e tenha você a cor, o peso, a religião, o time ou a preferência sexual que tiver.

mas, felizmente, eu aprendi a enxergar o limite entre ser prestativa e ser otária. da mesma forma que eu não faço distinção pra tratar bem quem me trata bem, também não faço pra devolver grosseria. meu ouvido não é penico, eu não sou a madre tereza, não sou adivinha e não sou capacho. então, meu filho, seja você a faxineira ou o big boss do pedaço, se você for estúpido comigo, vai levar de volta. às vezes eu nem quero, mas quando eu vi já foi. e foi bem feito, não arrependo.

talvez eu ainda perca um emprego um dia por causa disso, mas se isso acontecer vai ter gente perdendo mais que eu. porque eu sei que posso ser estourada, mas sou competente, responsável e sempre tento ser justa.

só não vem encher o raio do meu saco de graça não, caralho! custa ao menos fingir que é civilizado e aprendeu o conceito de respeito?

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe Cacá,
isso me pareceu bem um desabafo.
Te achei muito mudada quando te vi. Não sei dizer se gostei ou não das mudanças. Tenho a sensação que você está mais adaptada a este mundo agora...
mais será que isso é bom?
(não pense que isso é uma analise, tá?)
mudando de assunto: tô apanhando para fazer algumas coisas que gostaria no meu blog e vou te passar um email por esses dias. Mas v se responde, tá?
E se ocê tiver muito nervosa "vá pescar" ("será que ela vai ficar brava com essa liberdade toda?")