sexta-feira, maio 30, 2008

Encontro LocaWeb de Profissionais de Internet

Na última terça teve o 10º Encontro LocaWeb de Profissionais de Internet, no Ourominas, e lá fui eu. agora que sou uma profissional autônoma que flerta com o webdesign mas sabe que ainda tem muito chão pela frente, achei que mal não ia fazer e me inscrevi (assim como no encontro de webdesigners que será amanhã). Encontros desse tipo sempre trazem a oportunidade óbvia de fazer contatos, mas minha aposta maior era que as palestras poderiam me ajudar a definir melhor que caminho devo seguir se é isso mesmo que eu quero. Claro que eu não esperava um curso completo em uma tarde, mas como ando numa certa overdose de informações sobre o assunto, é sempre bom ver quais são as tendências (palavrinha detestável) mais promissoras.

Aliás, "Tendências do Mercado de Internet" foi o exatamente tema da primeira palestra, ministrada pelo presidente da LocaWeb, Gilberto Mautner. Na minha opinião, foi a palestra mais fraca, mas não posso dizer com propriedade porque ela foi extremamente direcionada para programadores (como todas as palestras da manhã). Mas também não foi inútil pra mim. A primeira parte foi até bacana porque pude me familiarizar melhor com termos que têm pipocado em diversos textos que eu venho lendo – apesar de até eu ter tido a sensação de que não precisava uma palestra pra dizer que Opensource, APIs e Web multimodal são tendências fortíssimas do mercado da Internet. Uoréva. Vai ver palestras existem exatamente pra gente se convencer de que o óbvio é mesmo óbvio.

Como não poderia deixar de ser (porque é óbvio), ele destacou a importância de os programadores também incorporarem a máxima de "o cliente tem sempre razão", enfatizando a impaciência e a conseqüente queda de produtividade de programadores que não entendem que o mundo muda cada vez mais rápido, e o cliente não sabe nem tem obrigação de saber explicar exatamente o que ele quer. Mas ele quer, e o bom profissional deve saber oferecer. E uma dica legal foi o Manifesto Ágil, que eu acho que deveria ser impresso e posto num quadrinho na parede, igual àqueles que as grandes empresas põe com sua missão. Daí a segunda parte da palestra foi uma longa e tediosa demonstração de como é simples programar em Ruby on Rails. Sono.

A segunda palestra foi com Elcio Ferreira, diretor da Visie Padrões Web, sobre "Produtividade: padrões web, frameworks, jQuery, controle de versão e outras ferramentas". Basicamente, ele falou um pouco sobre cada um dos tópicos do título como ferramentas de produtividade, tendo como foco três prioridades para um programador: 1) escrever menos; 2) escrever uma vez só; e 3) escrever rápido. Parece óbvio? Pois é. O cara até falava bem e segurava a platéia, mas de novo o excesso de exemplos em códigos e jargões específicos me fez achar meio chatinho.

Pra fechar a manhã, Rogério Cordeiro, especialista em desenvolvimento da Microsoft, apresentou uma palestra com o brilhante título "Fator UAU". Ow yéah. Uau. Alguém não contou pra ele que por mais que seja importante conquistar, seduzir, hipnotizar, enfeitiçar, surpreender e embasbacar o usuário, esse título é de trabalho de colégio. O conteúdo podia até ser bacana, mas já na abertura eu tava pensando "uau... lá vem bomba". Nem tanto. Apesar da óbvia (!) propaganda de produtos Microsoft, fiquei feliz quando finalmente ouvi a palavra "designer". Ufa. A essência da apresentação foi o Silverlight, uma nova tecnologia de programação para a web, que, pelo que eu entendi, surge como a mais moderna solução para desenvolvimento voltado para a experiência do usuário. Tirando a parte que o windows do palestrante travou (hohoho!), achei muito interessante a apresentação do Expression Blend e a possibilidade de edição de códigos de design e de programação, separadamente, em um mesmo arquivo, evitando que um profissional avacalhe o trabalho do outro. Cada um na sua, trabalhando juntos num objetivo comum.

A propaganda funcionou, e eu acabei achando que esse Blend (aliás, toda a suíte Expression) pode ser um programa que valha a pena aprender. Mas a minha maior conclusão da manhã foi mesmo que eu preciso urgentemente fazer um curso de CSS.

Na parte da tarde os códigos deram um tempo e eu me senti bem mais a vontade. A palestra "Desenvolva seus negócios com soluções do Google" também foi uma grande apresentação do portfolio da empresa, mas eu sou tiete do google mesmo então achei tudo lindo. A introdução falou sobre o atual panorama da Internet, a tão falada web 2.0, que está mudando os paradigmas da grande rede, a participação, a colaboração, a interatividade e etc. O usuário não é mais passivo, ele também produz conteúdo, define tendências e forma opiniões, o que explica o sucesso das redes sociais e o uso crescente da web como plataforma colaborativa. Tudo isso para chegar à esperada conclusão de que o Google Adwords é hoje a melhor forma de anunciar na rede (e, por extensão, o Google Adsense é a melhor forma de gerar receita pro seu site), por ser focado no "marketing de intenção", ou seja, exibição de anúncios relevantes em relação ao conteúdo das páginas visitadas ou das pequisas feitas pelo usuário. No fim ainda tiveram outras dicas de ferramentas gratuitas do google bem úteis para gerenciar e otimizar um website, como o Google Analytics e as ferramentas para webmasters.

Quando abriu para as perguntas, uma surpresa boa: em vez da esperada babação de ovo, críticas sobre a dificuldade de um leigo em se cadastrar (cadê a tão falada usabilidade, mr. Google?) e dúvidas pertinentes de gente que já tinha utilizado os serviços e não obteve o resultado desejado. E o palestrante não perdeu o rebolado. Assumiu as falhas existentes sem tentar enrolar a platéia, mas também deu explicações que mostraram que ele sabe do que tá falando. Ponto pra ele. Apesar de eu, particularmente, já ter gostado da apresentação, esse bate-bola final foi a cereja do bolo.

Mas a melhor apresentação de todas ainda seria a próxima. Gil Giardelli, diretor da Permission, falou sobre "WWW x WWD - A internet inteligente". De cara, capturou a atenção da galera com esse vídeo super bacana, e logo emendou numa série de reflexões sobre a Internet, de um jeito tão envolvente que foi difícil até fazer notas. Foi muita, muita informação condensada, mas tudo encadeado. Sementes lançadas para cada um digerir e deixar germinar.

Ele já começou metendo o pé na porta e sugerindo que a gente esquecesse de vez essa baboseira de web 2.0. Web 2.0 é passado, a humanidade já é 4.0 e vivemos um mundo de caos 5.0, em que precisamos mudar nossos valores porque o mundo já mudou. A produção de conhecimento mudou, as formas de trabalho e relacionamento mudaram, o youtube já mudou a TV e fez até a rainha da Inglaterra se enquadrar na mudança, Barack Obama mudou a campanha política, as redes sociais, a participação e a colaboração estão cada vez mais presentes em todo e qualquer aspecto da nossa vida, e é urgente que cada um internalise essa mudança para não se afogar, não num riozinho de feeds, mas no tsunami que revolucionou história da humanidade.

Eu poderia escrever horas sobre a palestra, talvez (provavelmente) me repetindo em muitos pontos. Mas vou parar por aqui e dizer apenas que todo mundo devia ir correndo lá no blog do Giardelli e se esbaldar. Quando eu crescer, quero ser assim.

Depois dessa palestra, seria difícil alguém conquistar mais ainda a platéia, e a apresentação seguinte, apesar de interessante, me pareceu meio morna, meio "tons de cinza". César Paz, presidente da AG2, falou sobre "Novas plataformas para um novo marketing". De certa forma, uma contiunuação do assunto, aqui focado no marketing e na propaganda. Como fazer a propaganda na Internet ser eficiente no cenário apresentado? Novamente, foi destacada a importância da experiência do usuário, da colaboração, da interatividade. Também foi frisado o tanto que pode ser arriscado cair em certas armadilhas, como tentar adaptar à web conceitos existentes nas mídias convencionais ou confiar no famoso viral engraçadinho no youtube. O consumidor precisa de mais que isso. Os exemplos de inovações possíveis, retirados, é claro, do portfolio da agência, foram realmente interessantes, mas o palestrante aparentava já estar tão cansado quanto à platéia àquela altura do campeonato, e a coisa ficou mais nessa demonstração superficial.

Bacana, gostei de ter visto, mas foi só bom. E algo me diz que o auditório não teria ficado tão cheio até o fim se não tivessem anunciado o sorteio de um notebook no final. Que, é óbvio (!!!), eu não ganhei...

Se o Encontro de Webdesign amanhã for no mesmo nível, eu vou ficar bem satisfeita. Vamos ver...

5 comentários:

rOsI disse...

Muito bom! Vamos trocar figurinhas!!!

Clarice disse...

uai, demorou!

em breve escreverei sobre o ewd, mas hoje não que eu tô quebradaça.

shikida disse...

bastante voltado para desenvolvedores pelo jeito.

obrigado pelo post.

Anônimo disse...

Clarice, muito obrigadxo pelas palavras! Voltarei sempre! É uma honra! Boas clicadas
Gil Giardelli

Clarice disse...

uia, a honra é toda minha! eu que agradeço a visita! :)