sexta-feira, maio 30, 2008

Encontro LocaWeb de Profissionais de Internet

Na última terça teve o 10º Encontro LocaWeb de Profissionais de Internet, no Ourominas, e lá fui eu. agora que sou uma profissional autônoma que flerta com o webdesign mas sabe que ainda tem muito chão pela frente, achei que mal não ia fazer e me inscrevi (assim como no encontro de webdesigners que será amanhã). Encontros desse tipo sempre trazem a oportunidade óbvia de fazer contatos, mas minha aposta maior era que as palestras poderiam me ajudar a definir melhor que caminho devo seguir se é isso mesmo que eu quero. Claro que eu não esperava um curso completo em uma tarde, mas como ando numa certa overdose de informações sobre o assunto, é sempre bom ver quais são as tendências (palavrinha detestável) mais promissoras.

Aliás, "Tendências do Mercado de Internet" foi o exatamente tema da primeira palestra, ministrada pelo presidente da LocaWeb, Gilberto Mautner. Na minha opinião, foi a palestra mais fraca, mas não posso dizer com propriedade porque ela foi extremamente direcionada para programadores (como todas as palestras da manhã). Mas também não foi inútil pra mim. A primeira parte foi até bacana porque pude me familiarizar melhor com termos que têm pipocado em diversos textos que eu venho lendo – apesar de até eu ter tido a sensação de que não precisava uma palestra pra dizer que Opensource, APIs e Web multimodal são tendências fortíssimas do mercado da Internet. Uoréva. Vai ver palestras existem exatamente pra gente se convencer de que o óbvio é mesmo óbvio.

Como não poderia deixar de ser (porque é óbvio), ele destacou a importância de os programadores também incorporarem a máxima de "o cliente tem sempre razão", enfatizando a impaciência e a conseqüente queda de produtividade de programadores que não entendem que o mundo muda cada vez mais rápido, e o cliente não sabe nem tem obrigação de saber explicar exatamente o que ele quer. Mas ele quer, e o bom profissional deve saber oferecer. E uma dica legal foi o Manifesto Ágil, que eu acho que deveria ser impresso e posto num quadrinho na parede, igual àqueles que as grandes empresas põe com sua missão. Daí a segunda parte da palestra foi uma longa e tediosa demonstração de como é simples programar em Ruby on Rails. Sono.

A segunda palestra foi com Elcio Ferreira, diretor da Visie Padrões Web, sobre "Produtividade: padrões web, frameworks, jQuery, controle de versão e outras ferramentas". Basicamente, ele falou um pouco sobre cada um dos tópicos do título como ferramentas de produtividade, tendo como foco três prioridades para um programador: 1) escrever menos; 2) escrever uma vez só; e 3) escrever rápido. Parece óbvio? Pois é. O cara até falava bem e segurava a platéia, mas de novo o excesso de exemplos em códigos e jargões específicos me fez achar meio chatinho.

Pra fechar a manhã, Rogério Cordeiro, especialista em desenvolvimento da Microsoft, apresentou uma palestra com o brilhante título "Fator UAU". Ow yéah. Uau. Alguém não contou pra ele que por mais que seja importante conquistar, seduzir, hipnotizar, enfeitiçar, surpreender e embasbacar o usuário, esse título é de trabalho de colégio. O conteúdo podia até ser bacana, mas já na abertura eu tava pensando "uau... lá vem bomba". Nem tanto. Apesar da óbvia (!) propaganda de produtos Microsoft, fiquei feliz quando finalmente ouvi a palavra "designer". Ufa. A essência da apresentação foi o Silverlight, uma nova tecnologia de programação para a web, que, pelo que eu entendi, surge como a mais moderna solução para desenvolvimento voltado para a experiência do usuário. Tirando a parte que o windows do palestrante travou (hohoho!), achei muito interessante a apresentação do Expression Blend e a possibilidade de edição de códigos de design e de programação, separadamente, em um mesmo arquivo, evitando que um profissional avacalhe o trabalho do outro. Cada um na sua, trabalhando juntos num objetivo comum.

A propaganda funcionou, e eu acabei achando que esse Blend (aliás, toda a suíte Expression) pode ser um programa que valha a pena aprender. Mas a minha maior conclusão da manhã foi mesmo que eu preciso urgentemente fazer um curso de CSS.

Na parte da tarde os códigos deram um tempo e eu me senti bem mais a vontade. A palestra "Desenvolva seus negócios com soluções do Google" também foi uma grande apresentação do portfolio da empresa, mas eu sou tiete do google mesmo então achei tudo lindo. A introdução falou sobre o atual panorama da Internet, a tão falada web 2.0, que está mudando os paradigmas da grande rede, a participação, a colaboração, a interatividade e etc. O usuário não é mais passivo, ele também produz conteúdo, define tendências e forma opiniões, o que explica o sucesso das redes sociais e o uso crescente da web como plataforma colaborativa. Tudo isso para chegar à esperada conclusão de que o Google Adwords é hoje a melhor forma de anunciar na rede (e, por extensão, o Google Adsense é a melhor forma de gerar receita pro seu site), por ser focado no "marketing de intenção", ou seja, exibição de anúncios relevantes em relação ao conteúdo das páginas visitadas ou das pequisas feitas pelo usuário. No fim ainda tiveram outras dicas de ferramentas gratuitas do google bem úteis para gerenciar e otimizar um website, como o Google Analytics e as ferramentas para webmasters.

Quando abriu para as perguntas, uma surpresa boa: em vez da esperada babação de ovo, críticas sobre a dificuldade de um leigo em se cadastrar (cadê a tão falada usabilidade, mr. Google?) e dúvidas pertinentes de gente que já tinha utilizado os serviços e não obteve o resultado desejado. E o palestrante não perdeu o rebolado. Assumiu as falhas existentes sem tentar enrolar a platéia, mas também deu explicações que mostraram que ele sabe do que tá falando. Ponto pra ele. Apesar de eu, particularmente, já ter gostado da apresentação, esse bate-bola final foi a cereja do bolo.

Mas a melhor apresentação de todas ainda seria a próxima. Gil Giardelli, diretor da Permission, falou sobre "WWW x WWD - A internet inteligente". De cara, capturou a atenção da galera com esse vídeo super bacana, e logo emendou numa série de reflexões sobre a Internet, de um jeito tão envolvente que foi difícil até fazer notas. Foi muita, muita informação condensada, mas tudo encadeado. Sementes lançadas para cada um digerir e deixar germinar.

Ele já começou metendo o pé na porta e sugerindo que a gente esquecesse de vez essa baboseira de web 2.0. Web 2.0 é passado, a humanidade já é 4.0 e vivemos um mundo de caos 5.0, em que precisamos mudar nossos valores porque o mundo já mudou. A produção de conhecimento mudou, as formas de trabalho e relacionamento mudaram, o youtube já mudou a TV e fez até a rainha da Inglaterra se enquadrar na mudança, Barack Obama mudou a campanha política, as redes sociais, a participação e a colaboração estão cada vez mais presentes em todo e qualquer aspecto da nossa vida, e é urgente que cada um internalise essa mudança para não se afogar, não num riozinho de feeds, mas no tsunami que revolucionou história da humanidade.

Eu poderia escrever horas sobre a palestra, talvez (provavelmente) me repetindo em muitos pontos. Mas vou parar por aqui e dizer apenas que todo mundo devia ir correndo lá no blog do Giardelli e se esbaldar. Quando eu crescer, quero ser assim.

Depois dessa palestra, seria difícil alguém conquistar mais ainda a platéia, e a apresentação seguinte, apesar de interessante, me pareceu meio morna, meio "tons de cinza". César Paz, presidente da AG2, falou sobre "Novas plataformas para um novo marketing". De certa forma, uma contiunuação do assunto, aqui focado no marketing e na propaganda. Como fazer a propaganda na Internet ser eficiente no cenário apresentado? Novamente, foi destacada a importância da experiência do usuário, da colaboração, da interatividade. Também foi frisado o tanto que pode ser arriscado cair em certas armadilhas, como tentar adaptar à web conceitos existentes nas mídias convencionais ou confiar no famoso viral engraçadinho no youtube. O consumidor precisa de mais que isso. Os exemplos de inovações possíveis, retirados, é claro, do portfolio da agência, foram realmente interessantes, mas o palestrante aparentava já estar tão cansado quanto à platéia àquela altura do campeonato, e a coisa ficou mais nessa demonstração superficial.

Bacana, gostei de ter visto, mas foi só bom. E algo me diz que o auditório não teria ficado tão cheio até o fim se não tivessem anunciado o sorteio de um notebook no final. Que, é óbvio (!!!), eu não ganhei...

Se o Encontro de Webdesign amanhã for no mesmo nível, eu vou ficar bem satisfeita. Vamos ver...

alta definição



essa charge acertou na mosca ao demonstrar a grande diferença de conteúdo entre a tv convencional e a tv de alta definição!
fonte: bluebus

ordem na bagunça (?)

preciso arrumar minha casa, preciso arrumar minha mesa e meus armários, e preciso organizar minha "presença" virtual. pensando em mudar algumas coisas, provavelmente trocar o layout desse canto aqui, e tentar dar mais atenção a ele. tem tanta estrelinha no google reader, e quando eu vejo já passaram dias e o assunto ficou velho.

queria ter comentado sobre o texto que li comparando os feeds a um rio de informações, mas acho que acabei me afogando e vivenciando a própria metáfora. queria ter indicado um bocado de vídeos bacanas que favoritei, como esse de uma campanha para doação de órgãos, esse ótimo que a camila mandou sobre wikiducação, ou todos os geniais vídeos da common craft. queria ter testado o greenpeace wheather antes de indicar aqui, mas como não sei quando conseguirei fazer isso, deixo o link para quem interessar (se quiserem, me mandem suas opiniões). queria só dizer que adorei a idéia desse chocolate que já vem com contador de calorias. queria protestar tb sobre o absurdo que é a justiça eleitoral querer censurar os blogs políticos, mas deixo o link pro blog do mello porque concordo com cada palavra que ele disse sobre o assunto. queria ter registrado aqui a minha felicidade em ver que finalmente (antes tarde do que nunca), a justiça condenou os meios de comunicação pelo caso da escola base. queria ter feito posts mais longos sobre alguns desses assuntos e muitos outros que já seguiram com a correnteza.

(espero que essa pequena divagação me ajude a sentir que já liberei uma espécie de demanda represada. é curioso, mas é fato que às vezes sinto um certo bloqueio em escrever quando acho que devia ter escrito outra coisa antes. não, não tem explicação...)

ainda vou postar aqui minhas impressões sobre o encontro da locaweb que fui na última terça, e, se valer a pena, sobre o encontro de webdesign que vou amanhã. mas agora eu tenho que ir lavar louça e preparar alguma coisa pra almoçar...

E, ah, viva as células-tronco! ;-)

segunda-feira, maio 26, 2008

Em grande estilo!

Graças a Deus, acabou! Acabou essa tormenta de nódulo II para nunca mais, e o América saiu com grande estilo! Classificação antecipada, título antecipado, vitória no jogo da festa e até uma jogadinha ensaiada pra fechar com chave de ouro! De rebarba, ainda aparecemos no Fantástico, para apagar de vez a humilhação nacional que foi da outra vez que o programa nos citou:




Agora, que venha a Série C! :-)

(do novo, repeteco do chuteira)

domingo, maio 18, 2008

América comemora título sem entrar em campo


A derrota da Caldense por 1 a 0 para o Itaúna, em Itaúna, neste domingo, deu ao América o título do Campeonato Mineiro do Módulo II com uma rodada de antecedência. Com 38 pontos em 19 jogos, o Coelho não pode mais ser alcançado pela Veterana de Poços de Caldas, que soma 32.

O Uberlândia se aproveitou do tropeço da Caldense e assumiu a segunda colocação do Módulo II, com 33 pontos. Na última rodada, o time do Triângulo depende apenas de suas forças para voltar à elite do futebol do estado. O Periquito receberá o União Luziense no Parque do Sabiá.

A Caldense, por sua vez, fará o clássico de Poços de Caldas contra o Poços de Caldas, o Vulcão. O acesso ao Módulo I depende de uma vitória e ao menos de um empate do Uberlândia.

O América vai se despedir do Módulo II jogando contra o Ideal de Ipatinga, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Todos os jogos da última rodada serão disputados no próximo domingo, dia 25 de maio, às 16h.

A uma rodada do fim da competição, o Coelho tem disparado o melhor ataque, com 31 gols. A defesa é a segunda melhor, com 13 gols negativos. O América também foi o time que mais venceu: 11 vezes. Os artilheiros do time são o atacante Douglas, com nove gols, e o meia Thiago Silva, com oito.

(fonte: superesportes / repeteco do chuteira)

o dever foi bem cumprido, mas não fez mais que a obrigação.

sexta-feira, maio 16, 2008

a história das coisas

o vídeo abaixo, escrito e apresentado por annie leonard, é um documentário de 21 minutos que explica, com os detalhes que normalmente ninguém conta, o ciclo de produção dos bens de consumo, desde a extração até o despejo. com um texto didático e acessível, amparado por excelentes animações, o vídeo expõe a fragilidade do nosso atual sistema de produção, levanta questões ambientais e sociais urgentes e propõe a mudança de ação de todos nós para quebrar esse ciclo e criar um mundo mais sustentável e justo. imperdível:



mais informações em http://www.storyofstuff.com

terça-feira, maio 13, 2008

13 maus hábitos que azaram a sua dieta

a rosi me mandou o link e como agora eu ando empenhada e interessada no assunto, e preciso de estímulos constantes, reproduzo as dicas, resumindo e comentando (se quiser ler tudo, vai lá, que inclusive tem mais um monte de dica bacana):

13 maus hábitos que azaram a sua dieta

O princípio da dieta é promover uma reeducação alimentar e incorporar hábitos saudáveis ao dia-a-dia. Você acaba se auto-boicotando quando começa um regime pensando apenas em perder peso de forma rápida, e o raciocínio equivocado é o gatilho para uma sucessão de erros, que botam todo o esforço a perder. Confira os mais comuns:

1.Ficar sem comer
Reduzir demais o cardápio força o organismo a conservar energia, em vez de gastá-la. O resultado disso é que o metabolismo fica lento. É fundamental não pular nenhuma refeição e alimentar-se em um intervalo de no máximo três horas. O segredo para fazer isso sem ganhar nenhum quilinho? A moderação, claro. Fracionando a alimentação em pequenas porções ao longo do dia, você evita compensar a fome de leão de uma tarde inteira em jejum na hora do jantar.

(é verdade! eu emagreci no spa sem passar fome fazendo SETE refeições ao dia)

2. Se alimentar de grandes expectativas
É importante traçar uma meta de quilos que você deseja derreter. Mas ela precisa ser realista para poder ser alcançada. Do contrário, vem a frustração e um adeus ao programa alimentar por mais eficiente que ele tenha se mostrado.

3. Não beber líquidos.
A hidratação do corpo literalmente lava as células e leva embora as toxinas que o organismo produz. Abuse daquele refrescante copo d água, da água-de-coco, dos sucos naturais (sem açúcar) e dos chás. Com um porém: nada de usar a água para enganar a fome. Ela pode até estufar seu estômago, mas a sensação dura pouco e você pode acabar esparramada no meio de um monte de guloseimas. O ideal é comer uma fruta nos intervalos das refeições, por exemplo.

(ande sempre com uma garrafinha à tiracolo, é muito fácil beber dois litros de água por dia! e mais: evite os líqüidos durante o almoço e o jantar, pois eles dilatam o estômago, avacalhando a lógica das pequenas porções - que o contraem)

4. Engolir a comida
Evite comer com pressa e mastigue lentamente os alimentos. O estômago demora quinze minutos para enviar uma mensagem ao nosso cérebro de que estamos satisfeitos. Ou seja, comendo rápido demais, seu organismo não tem tempo de avisar ao cérebro que você já está satisfeita.

(por quê o verbo está no feminino? homem também faz dieta, humpf!)

5. Perder a medida do prato
Evite levar à mesa travessas e recipientes com os alimentos. Assim você evita ficar beliscando e perdendo a noção da quantidade de comida. Conte as porções de cada alimento e monte seu prato com elas.

6. Cortar o prazer das refeições
Toda dieta drástica é mais difícil de ser seguida. Não precisa ficar em abstinência de doces e massas, por exemplo. Se não estiver resistindo, coma um pedaço pequeno da sobremesa ou uma porção menor da lasanha. E, quando tiver mais opções, opte pela alternativa menos calórica.

(até uns anos atrás, nem eu acreditava nisso, mas É FATO que o nosso paladar muda e podemos aprender a gostar de muita coisa. por exemplo, quem diria que hoje eu estaria sonhando com uma beringela à parmeggiana?)

7. Concentrar todos os esforços na dieta
Não adianta nada fechar a boca e ficar todos os dias deitada, esperando os pneuzinhos se auto-destruirem. A conta é simples: se você consumir mais do que queima em calorias, não vai perder massa gorda. Sem contar que uma boa ginástica é um ótimo estímulo para o seu metabolismo acelerar.

8. Comer no meio do tumulto
Prefira um lugar calmo e tranqüilo para se alimentar e prestar atenção nas garfadas. Na frente da televisão, por exemplo, é bem provável que você coma por impulso, sem nem perceber que já tinha alcançado a saciedade.

(isso eu ainda não consigo. mas pelo menos já trago a porção contadinha pra frente do computador...)

9. Dispensar as fibras
Elas são poderosíssimas, fazem seu intestino funcionar corretamente e ainda ajudam na regulagem de açúcar no sangue. São encontradas nas frutas, verduras e grãos integrais. Comece a refeição sempre pela salada, que antecipa a saciedade.

10. Achar que os rótulos são enfeites de embalagem
A tabela nutricional contida no rótulo de cada produto é uma amigona da sua dieta. Observe o valor calórico, a quantidade de açúcar e os teores de gordura indicados. Leve para casa o que apresenta os menores níveis. Também escolha as embalagens menores, principalmente as de guloseimas.

11. Achar que é moda perder peso
Primeiro, a boa notícia: sim, existe a dieta ideal. Agora, outra boa notícia: ela é uma só e inclui praticamente todos os alimentos. Ficou surpresa? Mas é isso mesmo: seu organismo só vai responder com a perda de peso se notar que todos os nutrientes indispensáveis estão sendo consumidos. Proteínas, carboidratos, frutas e verduras, nada deve ser cortado.

(e por experiência própria, fazendo assim o intestino melhora, a pele melhora, a disposição melhora e as minhas dores de cabeça melhoraram muito!)

12. Ir ao fogão ignorando a dieta
Ao preparar a comida, prefira sempre os ingredientes menos calóricos e saudáveis. Faça substituições inteligentes no cardápio. Troque o leite comum pelo desnatado; o creme de leite normal pelo light; reduza a quantidade de óleo na preparação dos pratos e dê preferência para pratos que passarão por cozimento às frituras.

(...prefira legumes crus aos cozidos, e use mais temperos de ervas, ou pimenta, em vez de sal. sal não engorda, mas retém líqüido, e é inimigo da pressão!)

13. Virar imã da balança
Todo o dia você corre para a danada, louca para saber quanto da silhueta já foi afinada? Em alguns casos, esse simples hábito pode ser um balde de água fria, emagrecendo a sua vontade.

(no spa, eles nos pesam dia sim dia não, mas a gente só pode ver o peso no dia de ir embora. é uma tortura, mas eu, que tenho balança em casa, concordei que foi melhor assim. agora tô tentando me controlar por aqui...)

domingo, maio 11, 2008

de volta à vida real

foram 10 dias (na verdade 9, já que cheguei no fim da manhã do primeiro e voltei depois do almoço do décimo) desconectada do mundo, num lugar sem preocupações - um luxo que me dei com meu fundo de garantia e foi o melhor que poderia ter feito. já que certamente acabaria gastando o dinheiro sem nem saber bem como depois, pelo menos investi em mim mesma. mais do que merecendo, eu tava precisando!

a dieta de 900 calorias/dia assusta a princípio, mas acreditem: fome mesmo, não passei dia nenhum! são sete refeições por dia, todas pequenas porém equilibradas, como a gente deveria fazer todo dia. tá certo que a comidinha vir pronta e servida sem a gente fazer o menor esforço ajuda bem, mas também não é tão difícil assim. no pain, no gain. (no caso, no pain, no lost....) voltei com menos 3,2kg e agora e agarrar no hábito adquirido com fé e disciplina. mas vai rolar! :-)

o telefone tocava todo dia às 7h da matina chamando pro café - duas fatias de mamão, uma fatia de pão integral com cheiro de margarina e uma xícara de leite OU um pedacinho de ricota. às 8h tinha um alongamento e a gente ia de van até a lagoa para a caminhada. são 6,8km que eu conseguia fazer na média de 1h10. com uma vista desta aí, nem é tão difícil:


na volta tinha um suco de frutas (sim, a segunda refeição) e às 10h30 tinha hidroginástica, que eu só fui nos primeiros dias porque putz, eu acho hidroginástica chato demais! às 12h30, o almoço, quase sempre uma verdura, um legume, um carboidrato e uma carne (frango ou peixe). tudo sem sal, mas temperado com fondor ficava ótimo. a pimenta era a gosto, mas eu não gosto... aí as outras refeições vinham de duas em duas horas: às 15h, outro suco de frutas; às 17h, ou uma fruta ou UM salgadinho pequeno, do tamanho daqueles de festa (tinha um pastelzinho de ricota temperada que era tudo de bom!); às 19h, o jantar, que às vezes era sopa e às vezes seguia malomeno o padrão do almoço (eu preferia quando era sopa); e às 21h tinha a ceia, que era de novo uma xícara de leite OU um pedacinho de ricota e duas bolachas água e sal. o chá e o café (sem açúcar, of course) eram à vontade.

durante a tarde, além da sala de musculação e da piscina liberados, ainda tinha vários opcionais como drenagem linfática, massagem redutora, aquelas massagens com aparelhos de choquinhos, bandagens, etc. um melhor que o outro. tinha dia que era até difícil esperar chegar a ceia, no fim do dia bate a lomba e depois da novela a gente só ouvia os grilos ao longe! bom demais!

abaixo, uma foto da piscina que eu tirei num fim de tarde, depois de degustar minha empadinha:


chato demais, né?

enquanto isso, celular no quarto, no silencioso, e meu problema mais grave era decidir qual a roupa mais quentinha pra vestir depois do banho! eu não importava nem um pouco de poder fazer isso mais vezes...